terça-feira, 3 de setembro de 2013

Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

O primeiro assunto na disciplina de história nesse trimestre, é a Segunda Guerra Mundial.
Primeira fase da guerra- A guerra na Europa 1939 a 1941: a guerra tem início com a invasão da Polônia pelos nazistas em 1° de setembro de 1939, rápida e ofensiva nazista, com os alemães conquistando a Polônia, Noruega, Dinamarca, Holanda, Bélgica e França. Formaram os movimentos de resistência nesses países. No norte da África os alemães obtém importantes vitórias sobre os ingleses, ameaçando a dominação Inglesa no Egito. Em 1941, dois fatos mudaram o rumo da guerra: Hitler rompe o acordo de não agressão e invade a URSS e os japoneses atacam a base militar dos EUA no Pacífico. URSS e EUA declaram guerra contra o Eixo.
Segunda fase da guerra- A guerra do mundo 1942 a 1945: as potências aliadas reúnem forças para derrotar o Eixo. Os japoneses são derrotados no Pacífico. Os alemães são derrotados na África. Janeiro de 1943, Batalha do Stalingrado: grande derrota dos exércitos alemães na URSS. 1943, ataque aliado à Itália, Mussolini é deposto. 1944, desembarque dos aliados na Normando- Dia D- os alemães abandonam Paris. Em abril de 1945, os aliados avançam sobre a Alemanha e em 2 de maio de 1945 tomam Berlim. Seguiu-se a rendição das tropas nazistas na Itália, Áustria, Dinamarca e Holanda. Era o fim da Guerra na Europa.
Fim da guerra no pacífico: forças norte-americanas avançam em direção ao Japão. Em 6 de agosto de 1945, os EUA lançam a primeira bomba atômica sobre Hiroshima e, em 9 de agosto, uma segunda bomba é lançada, o alvo é Nagasaki, o Japão rende-se incondicionalmente.
O Brasil na guerra: o Brasil ingressou na guerra em 1942, depois que submarinos alemães atacaram navios brasileiros. Em 1944, soldados brasileiros foram combater em território italiano (Força Expedicionária Brasileira-FEB)
Consequências: evolução das armas militares, número trágico de vítimas (aproximadamente 40 milhões de pessoa), divisão na Alemanha (Oriental e Ocidental), progresso tecnológico e industrial, criação da ONU como objetivo de preservar a Paz Mundial, divisão do mundo em dois blocos: capitalista liderado pelos EUA e socialista liderado pela URSS, início da Guerra Fria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário